quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Visualizando o Arduino no Futuro

Continuo desbravando a tecnologia do Arduino como muitos amantes de tecnologia. A maioria das pessoas não conhece essa plataforma de prototipação, porém tudo leva a crer que daqui a dez anos a palavra Arduino terá tanta popularidade quanto a palavra internet ou palavra Linux. Eu comparo a invenção do Arduino quanto ao próprio Linux, com a diferença que a abrangência do linux é apenas software enquanto a abrangência do Arduino é software e hardware.

Breve começarão a surgir empresas que vão adquirir a visão de mercado sobre o produto. Ainda não existem janelas conectadas na internet, portas, luminárias, trancas, motores e outros dispositivos como utensílios domésticos e elétricos em geral. No futuro a maioria das casas deverá ter ao menos um robô fazendo monitoramento, limpando, aparando a grama e guardando objetos. Tudo isso já é possível graças ao Arduino, porém a maioria das pessoas ainda nem faz ideia disso.

A parte ruim é que essa tecnologia necessita de um conhecimento prévio eletrônico e de programação. E é isso que a comunidade open hardware está desenvolvendo no Brasil e no mundo. No Brasil, a comunidade ainda não é tão vasta e o produto é adquirido pela maioria dos estados somente através de compra pela internet. Além disso, a maioria dos profissionais que desenvolvem e pesquisam nessa área já possuem um vasto conhecimento prévio, mesmo sabendo que o Arduino é uma plataforma de prototipação rápida de projetos e voltada aos leigos.



O Toxina Virtual conseguiu ontem ultrapassar os primeiros 3000 acessos e este é um post diferente da maioria dos post deste blog pois ele é comemorativo. Dia 10-10-11 fiz as primeiras postagens portanto amanhã completam 4 meses de Blog com uma média de 15 a 30 acessos por dia independente de divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário