quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Solucionando Problemas para Instalar PySerial

No post anterior eu deixei alguns passos para instalar a pySerial e comentei que ocorrem alguns problemas, principalmente no Windows, para fazer a pySerial funcionar.

O primeiro detalhe é que cada computador possui um numero de portas seriais diferentes. O segundo problema é que alguns computadores não possuem portas seriais e possuem portas USB no lugar. Durante a instalação no meu PC 2200MHZ rodando XP tudo funcionou perfeitamente. Detalhe que esse computador possui uma porta serial e 4 USB. Porém, durante a instalação no meu Netbook Acer, que possui apenas 3 portas USB, rodando Windows 7 alguns problemas ocorreram como o da figura abaixo.


 Ou seja, ao digitar os primeiros comandos:

>>> import serial
>>> ser = serial.Serial("COM3")

 Um erro de porta não encontrada aparece.

Levei algum tempo tentando e testando  nomenclatura de portas e nada. Após acessar um site sobre como hackear o computador utilizando portas seriais deduzi que seja uma proteção do próprio Windows 7, porém não tenho como confirmar. Em vários fóruns o pessoal comenta que não é possível instalar a pySerial no windows 7 e solucionei da seguinte forma.


Acessando Gerenciador de Dispositivos na lista aparecem os seguintes itens.


Porém ao conectar um dispositivo de interface USB a listagem recarrega na hora. Conectei o Arduino na porta COM3.


Aparece o item Portas (COM e LPT). Detalhe que o Mouse aparece no item Mouse da lista e ele estava conectado o tempo inteiro na porta COM2.

Com o Arduino conectado na porta COM3 fiz o teste com a pySerial e tudo funcionou perfeitamente conforme descrito no post anterior.

http://toxinavirtual.blogspot.com/2012/02/instalando-pyserial.html

Conclusão - É necessário um dispositivo conectado para acionar a pySerial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário