sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Sistemas Operacionais para Beaglebone Black

Ao longo de 2014 eu realizei alguns testes com a BeagleBoneBlack em continuidade com a antiga Beaglebone. A placa com relação a Beaglebone na versão anterior apresente uma saída HDMI para video. A primeira pergunta ao iniciar com a Beaglebone é, qual o sistema operacional a instalar? Na dúvida eu instalei o mesmo SO da placa anterior. Porém, ao executar algumas tarefas, após a instalação, percebi uma certa incompatibilidade devido a ausência dos pacotes HDMI da placa. A falta dos pacotes provocou algum erro, que já não me recordo exatamente mas, lembro que eram recorrentes das trocas efetuadas na leitura em alguns pinos específicos do processador. Eu pesquisei na época as distribuições que estavam em alta para a Beaglebone. Uma grande vantagem do uso da Beaglebone é que existe uma grande comunidade atuante desenvolvendo dispositivos para a placa. Não apenas distribuições Linux como aplicativos de diversos tipos em diversas áreas. Um dos projetos que mais me impressionou foi de detecção de rosto ou de placas  utilizando OpenCV em um Kinect (do XBOX) conectado na Beaglebone. O Kinect nada mais é que duas câmeras ligadas simultaneamente que trabalham em formato de comparador. As possibilidades para a Beaglebone são diversas. Instalei também uma versão do Oracle Express Edition e funcionou perfeitamente. Isso significa que dentro da placa cabe um banco de dados de nível corporativo e rodaria até mesmo um ERP. Lógico que para isso a velocidade de processamento talvez fosse muito baixa. Instalei também uma versão de Tomcat e um aplicativo para acesso remoto. Alguns aplicativos da área industrial rodam em hardware bem menos robustos que levam anos para serem projetados. Porém, existe a desvantagem que é o limite de distribuição do fabricante. Além disso o preço dobra na  importação.

O objetivo do post de hoje é publicar algumas das possibilidades de Sistemas Operacionais para a Beaglebone Black que são utilizadas pela comunidade. Este documento é um dos meus registros de testes e pesquisa que resolvi postar para quem está iniciando. As opções são baseadas em Debian. Lembrando que um SO pode possuir várias opções de interface gráfica.

Testados:
Instalação do Debian
Versão da imagem

O segundo problema que acontece logo que instalamos o SO é que descobrimos que espaço da partição é muito pequeno e é necessário reparticionar o dispositivo. Segue o link com uma lista de comandos que utilizei que funcionaram para o particionamento

Aumentar a partição

A testar
Debian Wheezy

LXDE

Desktop

Full Gnome




 -----------------------------------------------------------

Instalando interface grafica na Beaglebone
Instalar Debian
Fazer login
Expandir partição

Instalar interface gráfica
#apt-get install x-window-system-core kde
Ou no lugar de x-window-system-core
xorg
E no lugar de kde
kdm
#apt-get install xorg
#apt-get install kdm
#startkde
#startx

Install Gnome in Debian

#apt-get install gnome

Para instalar o mate eu usei os comandos abaixo.
apt-get install mate-archive-keyring
apt-get install mate-core
apt-get install mate-desktop-environment




Nenhum comentário:

Postar um comentário