quinta-feira, 5 de julho de 2012

TCC Sistema de Automação Remota via WEB - Pré Banca


Estou postando o vídeo com a apresentação de pré banca do TCC de Sistema de Automação Remota via WEB.



Hoje muitas pessoas me enviam emails e me pedem o fonte do projeto, porém ele ainda não está finalizado. Além disso, eu tive um gasto muito grande com pesquisa, protótipos e tempo entre outros. Foram mais de três anos de pesquisa, sendo um ano apenas sobre o Arduino em meio a todas as atividades de faculdade e trabalho. Me sinto muito à frente do que é ensinado nas salas de aula hoje e mesmo do que é vendido nas empresas. Um protótipo deste tipo de projeto para implantação custava no ano passado em torno de 100 mil reais, sendo 40 mil reais apenas um protótipo de placa específica para este tipo de função. Passei por dificuldades e gastos para me manter pesquisando. Então, nesse momento seria muito ruim eu simplesmente compartilhar o projeto. Até porque o grau de complexidade do meu sistema já é bem alto e sem uma boa base de conhecimento e explicações ficaria difícil. Porém continuo conversando com outros grandes desenvolvedores de outros estados na mesma situação e um projeto open source poderia até surgir.


Estou trabalhando no quarto protótipo e acredito que dentro de 6 meses terei um protótipo efetivo e pleno funcionando para a automação residencial mas a codificação desta terceira versão segue em desenvolvimento até a entrega final do TCC no próximo semestre.

O Arduino faz muita coisa, a dica que posso dar é pesquisar o uso dele com RFID e com as placas para celulares com GPRS que podem ter um foco de mercado também interessantes. O GPRS é utilizado naquelas máquinas de cartões de crédito e em localizadores para controle de frotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário